terça-feira, 5 de julho de 2011

Novela e denúncia- Professor( Douglas Pereira)

 Comente no blog como a novela Insensato Coração exibida às 9h na rede globo de televisão denuncia as impunidades que acontecem no Brasil. Se vc não assiste, comente através daquilo que vc conhece sobre o assunto.

109 comentários:

  1. Vemos um caso de um banqueiro corrupto, preso apenas por um curto espaço de tempo apenas para acalmar a opniao publica e vevi rodiado de relagias mesmo na prisao.

    ResponderExcluir
  2. Com tramas sempre hiper-realistas, é normal que as novelas despertem discussões a respeito de como andamos nos comportando como país. Poderíamos imaginar que Cortez por exemplo, o banqueiro inescrupuloso: é aquela que não pensa no mal que faz as pessoas.Ou seja só pensa nela mesma ou em obter vantagens e favores.A pessoa não possui escrúpulo, é aquela que não tem princípios, que anda às turras com as autoridades da novela atual. Mas o Brasil é outro e, desta vez, o castigo veio bem antes do último capítulo de Insensato Coração, que o término dela é em Agosto. O País mudou e a novela espelha a transformação. Cortez pensa que ainda está vivendo na impunidade. Mas, desta vez, o bandido é preso, será julgado e condenado por crimes contra o sistema financeiro!
    Não considero a novela pessimista. Sempre ouço e leio comentários de que esta novela mostra a vida como ela é. Durante a novela, todo mundo vibra com os vilões. Mas, no final, quer que eles sejam castigados e que realmente a justiça seja feita em todo país, não só no Brasil, é claro.

    Aluna: Fabrícia Souza Paiva. Série: 2º ano 'B'.

    ResponderExcluir
  3. na minha opiniao eu acho muiiiiiito errado pois todo preso tem q ser tratado do mesmo jeito sem dinstinçao de classe social ...pois quem vai preso boa coisa nao fez entao todos erraram e tem q ser punido da mesma forma ........FABRICYA CLEMENTE. SERIE 2 ANO B

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho assim... Que independentemente se for rico ou não, Se errou, concerteza tem que pagar, nem que seja de alguma maneira. Pois muitas pessoas sem cultura, sem saber do que algo se trata ou até mesmo sem educação na vida, erra por burrice. Mais caso de outras pessoas que tem o que quer, que se diz bem educado, que é isso ou aquilo, ainda faz as mesmas coisas ou até mesmo pior que o menos favorecidos. Pois são bem mais inteligentes, sabem se fizer algo que prejudicada alguém, ou algo parecido, da cadeia. Muitos casos são sem percursão, ainda mais agora, que a lei foi assinada por todos. E só é pagar a fiança que tá liberado. E a vida de alguém que eles tira? como que fica. No meu senso de sabedoria, de caratér, e democracia. Tem que ser preso e passar muitos anos, ate se arrepender por ter feito qualquer coisa, mesmo que tenha sido uma coisa de nada. Mais fez! mesmo que no mundo não pague. Deus vai dar o castigo que merece.

    Aluna: Thamara Oliveira. Série: 2º ano B'

    ResponderExcluir
  6. visto que na novela ''insensato coração'' o banqueiro é tratado com regalias, surge a pergunta, se é só ficção, mais uma vez fazendo uso do 'venhamos e convenhamos', somos bem grandinhos para estarmos contestando (o há ou não há ?) sabemos que existe sim desigualdade social a respeito de pessoas ricas que vão presas, 'ps:quando vão!' e diferente da ficção, no Brasil isto estar longe de acabar, entra governo, sai governo e o ajeitadinho ao invés de acabar, aumenta!. Esse como tantos outros é um mal que só tende a crescer, não podemos tentar disfarça antigas falhas, infelizmente o Brasil não é outro, e o castigo quase nunca vem, e quando vem já é tarde demais, vemos no nosso dia-a-dia, a questão primordial, a mais descarada, nossos políticos, não sei se viram, mais esse mês 3 vereadores de FICHA SUJA tomaram posse do seu mandado, impunidade contra pessoas ricas, virou histórias em quadrinho, e infelizmente caro leitor, histórias em quadrinhos não são mais escritas, punição no Brasil existe, pra quem não tem dinheiro pra um advogado.
    Morgana araújo 2ºano 'c'

    ResponderExcluir
  7. kkkkk!como um preso pode beber vinho e comer lagosta !muito errado todos tem que ser tratados da mesma forma nao importa se foi rico e agora esta numa prisao problema dele ou dela ele(a)esta pagando por algo que cometeu e ponto

    ALUNA:viviane carla da silva N42 2ano 'A'

    ResponderExcluir
  8. acho que a impunidade no brasil esta indo de mal a pior o que e certo se torna errado pessoas merecedoras da punicao estao se dando bem por conta do dinheiro que tem o personagem cortez da novela insensato coracao e um exemplo disso.
    aluna:erika de azevedo serie 3 ano b

    ResponderExcluir
  9. Embora não assista a novela sei que a fala de impunidade para aquelas pessoas q são mais sucedidas financeiramente é errado.porque se tao presos é pq foram julgados culpados por algo que fizeram e a partir do momento que entram lá devem ser tratados igualmente aos outros pressos.Embora infelizmente isso ñ so acontece na ficção mais tambem no mundo em que vivemos.
    Aluno:Rauanderson roberto.39 serié 2 ano "A".

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Como todos sabemos o Brasil é o país da impunidade e se falando de pessoas mais favorecidas financeiramente ai sim a coisa piora e muda o rummo da converssa, pois o rico tem mais vantagem e privilégios dentro da nossa sociedade isso é fato!
    Aluna: Maria Eduarda Santos de Freitas Nº 32
    2º ano "A"

    ResponderExcluir
  12. Eu acho que a impunidade no brasil,é um assunto serio porque quando um individuo comete um crime ou acidente com vitimas fatais,deveria ser preso.

    Artur dos Santos Pereira Nº2
    1º Ano
    IAE

    ResponderExcluir
  13. A impunidade tem quase a cara do Brasil, isso tem que mudar urgentemente porque se uma criatura delinquente mata um pai de família e essa família fica sem o seu sustento o justo era que o criminoso infeliz fosse preso o mais rápido possível, mas ele paga uma fiança de mil ou dois mil reais e é liberado

    Jaime Dantas da Rocha Junior
    1°ano IAE

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Sobre a impunidade eu acho que, é algo que ainda não está sendo tratada como deveria pois até a propria lei que deveria punir severamente está no meio da impunidade que é errado não que a lei esteja errada em tudo o que faz, mais ela simplesmente acaba deixando acontecer algumas coisas que não favorecem de acordo com o que deveria estar sendo feito, como por exemplo: prender sem fiança, como a nova lei que não pode ser preso em flagrante então se a lei está agindo assim certamente um bandido pode roubar ser preso hoje e amanhã amedrontar toda a cidade novamente, eu discordo sobre a lei nesse aspecto pois a lei deveria ser mais segura, ou acabaremos em um lugar desordenado!

    Thainá samara silva
    Instituto albert einstein 1º E.M

    ResponderExcluir
  16. Eu acho interessante como eles tratam a impunidade no Brasil por que geralmente é isto que acontece quando alguém de colarinho branco rouba, ele vai preso por um curto período de tempo e sai depois que a poeira baixa ou tem uma copa do mundo para nos distrair e nos roubarem mais.
    Guilherme Alves de Siqueira
    Instituto Albert Einstein
    1º Ano

    ResponderExcluir
  17. A impunidade é uma das coisas que mais me chama a atenção, porque quando acontece um fato de uma pessoa que esta pasando fome e rouba algo para se alimentar ou para alimentar sua familia e é pego pela polícia, ele é algemado, humilhado no meio da sociedade e ainda termina apanhando pelos políciais e até pela própia população; já uma pessoa que tem varias empressas e é rico termina dando um golpe em auguém ou em vareas pessoas, ele é chamado para comparecer a delegacia, ou seja não é augemado não apanha, e ainda por cima não é humilhado; e termina saindo mais cedo da prisão e ainda é inocentado perante a "justiça", essa é a verdadeira justiça?
    De justiça só tem o nome.

    Fábio Augusto Dos Santos Silva
    2º Ano
    Instituto Albert Einstein

    ResponderExcluir
  18. Eu acho q aqui deveria ter mais castigo para os criminosos tanto rico como pobre,principalmente para os ricos,porque não pode dá moleza errou tem que pagar.
    (Deivson De Jesus Silva 2º Ano B)

    ResponderExcluir
  19. Eu acho a Impunidade no brasil uma coisa muito engraçada pois se uma pessoa comete um crime ela passa o tempo certo, mais se for um politico ele sai em pelo menos dois dias eu acho isso uma falta de vergonha pois ambos tem os mesmo direito ai o a pessoa vai ficar mais tempo cumprindo sua pena enquanto o politico so passa dois dias.

    Paloma Nunes
    1 amo
    IAE

    ResponderExcluir
  20. na minha opinião eu acho errado a maneira de ser tratado de maneira mas delicada um preso, porque independentemente do que ele fez ou que ele é devia ser tratado da mesma forma que todos são tratado .
    a impunidade desse Brasil é horrível porque quando pessoas que vive na rua abandonado que não tem oque comer que rouba pra dar de comer as próprias famílias e se a polícia pegar é humilhado apanha e chega até ser preso ;
    outros ricos vive por ai roubando vivem nas custas dos outros e quando a casa cai vai preso e além do mas vive na vida de barão na cadeia isso é uma injustiça pra min todos que cometesse algo de errado era pra ser preso humilhado passa bem muito tempo lá só assim eles pensava bem direito oque iam fazer pra depois não ser tarde de mais PORQUE SE ELES ESTÃO ALI É PQ MERECE COLHER O QUE PLANTARÃO. clécia Vielandy 2ano 'B'

    ResponderExcluir
  21. A impunidade é uma das artimanha que ha no governo brasileiro para livra a cara dos políticos pessoas com alto poder financeiro e indevidos que lotam as cadeias do brasil esse é também um sistema que o governo utiliza, para manter as cadeias vazias,é por conta disso que o brasil não é tratado como país de primeiro mundo por essa e outras safadezas que ha neste país.


    Lucas André de Oliveira Aragão
    1º ano
    IAE

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Quando alguém comete algum crime, ele tem que ser punido igualmente a todos que cometeram um crime semelhante, não importa se é rico, pobre, político, prefeito, estudante... tem que ser punido! Ninguém é melhor que ninguém.

    Luana de Melo Torres - IAE - 9º ano

    ResponderExcluir
  24. Eu acho q o caso é que a Justiça brasileira é cega até demais, cega e surda! Parece que ninguém é punido. As prisões vivem lotadas e quem comanda dentro das cadeias são os bandidos. eles deveriam ser tratados da mesma forma sem difernças de classes sociais.

    Fabricio Anderson dos Santos Silva
    9º ANO
    Instituto Albert Einstein

    ResponderExcluir
  25. É engraçado como tratamos da impunidade no nosso país, conhecemos a todo momento novas noticias sobre atos ilícitos que não foram devidamente punidos, pessoas que vão totalmente de encontro as "regras do bem viver" e estão ai desfrutando de regalias como mostrou a novela ou até mesmo de liberdade como vemos constantemente acontecer. Exemplo disso é a impunidade crônica que se vê a respeito da "politica" feita no Brasil, que em raros casos pune de forma correta a quem desrespeita as leis. Ao mesmo passo em que lutamos contra a impunidade e a corrupção, nos deparamos com algumas situações de deixar qualquer primata pensante de boca aberta, como acontece de uma pessoa que comprovadamente roubou, se safar, novamente se candidatar e se reeleger? E ainda por cima com bastante votos e comemoração! É gente estou começando a crer nas palavras da deputada Cidinha Campos quando diz que: "A corrupção nesse país está no DNA". Precisamos acordar! E fazer valer esse discurso tantas vezes ouvido e não cumprido de que a força está nas mãos do povo, estamos insatisfeitos(com toda razão) mais ficamos sentados em nossas poltronas vendo nosso dinheiro indo embora nas mãos sujas de quem não nos respeita, não vivi na época da ditadura, mais de certa forma sinto saudade do tempo onde haviam movimentos populares onde o desrespeito ao povo era combatido, e seus direitos reivindicados de maneira coerente. Apesar de tudo ainda acredito na tomada de consciência do povo e no dia em que a impunidade não apareça a todo dia nos jornais.

    João Augusto Pontes
    Instituto Albert Einstein - 3º E.M.

    ResponderExcluir
  26. A impunidade é o que me chama mais atenção na novela, pois quem comente seus crimes, seja lá que foi , tem que pagar , e tem que ser tratados todos iguais , dependente de sua condição financeira ou não, na novela mostra o banqueiro preso , só por enquanto a mídia estar falando.Se fosse ^^pobre^^ ia bebendo vinho e comendo caviar na prisão. Isso é muito errado, e acredito que tenha muito isso no Brasil.

    ALUNA: LETÍCIA JORDANA PEREIRA.
    SÉRIE: 2° ANO "A"

    ResponderExcluir
  27. Como na novela na vida real também exitem vários Cortez" no Brasil, banqueiro corrupto que foi preso e até na prisão comete erros, o Brasil se resume na música "Que País é Esse- Legião Urbana"

    Aluna: Ylka Danielle F. P. Magalhães
    Escola: Instituto Albert Einstein
    Série: 1º ano

    ResponderExcluir
  28. A impunidade do Brasil não é muito boa. Por exemplo, uma pessoa pobre que rouba vai preso, uma pessoa rica que rouba raramente vai preso, só vai preso se for pego em flagrante, e se for preso, mesmo na cadeia cometem erros e ainda subornam os policiais para ter o melhor na cadeia, como o Cortez da novela. E depois soltam por muito dinheiro ou fica fugitivo e a policia acaba "esquecendo". A novela Insensato Coração mostra muito bem essa impunidade no Brasil.

    Aluna: Bianca Karoline Feitoza Prado
    Escola: Instituto Albert Einstein
    Série: 2º ano

    ResponderExcluir
  29. Bom, o fator da impunidade é uma questão séria a ser discutida, se contarmos desda das nossas origens, os portuguêses trouxeram para cá tudo que não prestava, o lixo da sociedade deles(bandidos, assassinos, delinquentes, pedófilos,estupradores,vagabundos)acredito que com a evolução, essas linhagens foram nos passadas, porque acredito que não haja outra forma de uma sociedade ser tão violenta e egocêntrica...sempre dando aquele "jeitinho brasileiro" de burlar as leis e se dar bem a custas dos poucos honesto. a cada dia que passa atitudes como assassinatos, estrupos, roubos, e principalmente suborno vão se tornando mais comuns em nossa sociedade e sendo passadas a novas gerações. De tal forma que hoje o brasil é moradia de varios criminosos internacionais, porque saberem que aqui as leis não funcionam. Qualquer coisa é só pagar! Muitas vezes me pergunto " existe alguma coisa, que o dinheiro não pode comprar?"
    E tem aqueles a quem pagamos por segurança,aqueles uqe deveriam nós proteger, e que acabam sendo "domados" pelo crime , veja que a polícia brasileira comete muitas atrocidades e que de uma maneira ou outra na maioria dos casosestá envolvida com os crimes organizados! E que acaba me surgindo uma pergunta " a quem devemos pedir socorro?"

    Aqui tudo é festa!!


    Aluno: Johnny Wander
    Escola: Instituto Albert Eisten
    Série: 3º ano

    ResponderExcluir
  30. Na minha opinião o problema da impunidade começa com a própria população que reclama sem parar, quando saem impunes em situações do dia-a-dia consideradas normais. Em nossa cidade, por exemplo, no trânsito, as pessoas avançam os sinais, andam sem capacete... É não levam multa e acham isso muito legal. A Impunidade do Brasil é causada pelo comportamento das pessoas e a “péssima educação que temos”.
    Qual o direito que temos de falar sobre impunidade se a cada dia buscamos uma forma de sair impunes de algo! Seja uma coisa pequena ou grande! Estamos errados do mesmo jeito!!!

    Aluno:J.Allyson.F.P da Silva 3ºano IAE!

    ResponderExcluir
  31. Prefeito de Toritama (PE) é preso pela Polícia Federal

    A Polícia Federal prendeu na manhã desta terça-feira o prefeito de Toritama (PE), José Marcelo Marques de Andrade e Silva, acusado de desviar verbas repassadas pelo Ministério da Saúde à Secretaria de Saúde de Pernambuco. Na Operação ?Gestão Plena?, ainda foram presos dois secretários, um advogado e dois ex-funcionários terceirizados da Secretaria. Calcula-se que R$ 2,5 milhões tenham sido desviados entre 2005 e 2007.

    As investigações começaram há aproximadamente um ano. De acordo com a PF, a fraude funcionava da seguinte forma: a prefeitura de Toritama repassava para a Secretaria de Saúde informações dos serviços prestados. Os valores referentes a essas atividades eram aumentados por um funcionário terceirizado antes de serem importados para um sistema, que repassava as verbas superfaturados. Outras prefeituras também teriam esquemas parecidos.

    Os presos na Operação ?Gestão Plena? serão acusados de formação de quadrilha, inserção de dados falsos em sistema de informação, peculato (apropriar-se de dinheiro público) e responsabilidade de prefeitos (apropriar-se de bens ou rendas públicas ou desviá-los). As penas desses crimes podem chegar a 30 anos de prisão.

    Esse foi um fato que nós Toritamenses vivenciamos bem de perto, o nosso ExPrefeito Marcelo Andrade deveria ter sido punido por todos esses crimes descrito a cima, foi? Não. a Juíza da cidade prendeu todo o dinheiros que o acusado possuía, mas no dia seguinte o o advogado recorreu a lei e liberou o dinheiro do se cliente, passando por cima da juíza que fez a coisa certa ,mas que foi "corrigida" pela própria lei. Depois todos foram soutos por merrecas que pagaram, e ainda por cima foram recebidos com bastante festa e euforia por quase boa parte de população, a mesma população que ele deixou sem coleta de lixo por vários meses, os funcionários públicos que ele deixou de pagar no fim da gestão, as mesmas pessoas que ele tantas vezes humilhou por deixar o único hospital da cidade sem médicos sem medicamentos deixando a saúde a desejar.
    O país está assim não só por causa das autoridades mas também por causa de boa parte da população que não tem escrúpulos e se deixa dominar e enganar por qualquer brindizinho que lhe oferecem.

    ALUNA: ÉRICA MONIQUE
    SÉRIE: 3º "B"

    ResponderExcluir
  32. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  33. A impunnidade no nosso país esta assim porque no eleitores estamos votando muitas vezes por nosso intereses e estamos nos esquecendo de olhor a indoli para quem estamos dando nosso voto, dessa forma ccontinuaremos sofrendo com a impunidade das pessoas mais favorecidas na sociedade!!!

    aluno:Junior 2ª ano "B"

    ResponderExcluir
  34. Todos nós sabemos que no Brasil, quem tem uma independência finaceira melhor, é muito favorecido com impunidades, tanto pela lei, quanto pela sociedade.

    Aluno: José Geazy 2º ano

    ResponderExcluir
  35. Devemos ser contra aos absurdos que acontece no nosso Brasil.Logicamente somos contra por qualquer erro nogento que eles comentem.Pois deveriam fazer dele oque fazem com os outros na cadeia.deveriam tratar ele como qualquer outra pessoa mais como ele tem ou tinha dinheiro ele deve como direito ser diferente isso nunca podia estar acontecendo mais como ha uma lei no Brasil que permite,Nao podemos fazer nada,devemos aguentar calados.Aluna:Mayara Monteiro Serie:2ºano A

    ResponderExcluir
  36. È revoltante a impunidade desse país, e infelizmente casos como o do banqueiro Horácio Cortez é muito comum aqui e posso afirmar também que á casos piores que o de dele e nada é feito, muitas vezes paro pra pensar a que ponto nós brasileiros chegamos, leis onde só beneficiam os ricos, políticos que deveriam nos defender são os que mais nos prejudicam. Sabe o que me deixa mais revoltada? É ver as pessoas cientes que estão sendo roubadas e ainda assim deixarem esses governantes no poder e o pior e mais preocupante é ver pessoas achando que não podem fazer nada, desistirem de lutar. Nossas leis são uma vergonha, políticos corruptos toda hora são noticiados em tele jornais e sabe o que acontece? Absolutamente nada. Eles passam uns aninhos sem poder se candidatar e só, nada de devolver o dinheiro que roubaram, nada de serem presos, agora se um pobre é preso roubando alimentos em supermercados para matar a fome de seus filhos, podem ter certeza que esse pobre coitado passará anos em uma cadeia graças a nossas leis que só beneficia os ricos e olha que interessante, nesses últimos dias entrou em vigor a nova lei da prisão preventiva, onde pessoas que cometerem crimes leves – punidos com menos de quatro anos de prisão – e que nunca foram condenadas por outro delito só serão presas em último caso, isso é muito revoltante. Sinto falta daqueles movimentos estudantis do tempo da ditadura aonde os jovens iam ate as ruas exigir seus direitos, onde eles não se conformavam em serem enganados, se precisasse davam sua vida pelo movimento e hoje o que eu vejo é jovens nem ai por serem enganados e os culpados não serem punidos, mas ainda acreditam que nós brasileiros iremos acordar a tempo de exigir leis mais rígidas para pessoas como esse Horácio Cortez serem punidos.

    Gabriela Figueirôa
    Instituto Albert Einstein – 2° ano.

    ResponderExcluir
  37. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  38. A impunidade é uma situação que o próprio sistema judiciário absolve alguém que seja realmente culpado, isso acontece geralmente com políticos e pessoas de poder aquisitivo muito grande...
    Eles ficam pressos por pouco tempo, isso é o que se fazem para calar a boca do povo e da mídia.
    É um safadeza que diaramente o brasil e o mundo vem passado.
    E no caso da novela a impunidade com o "SABIDÃO" deveria ser zero.

    Joice Luana Oliveira Aragão
    IAE
    9ºano

    ResponderExcluir
  39. eu acho muito errado pois todos que erram tem que.ser tratado da mesma forma que outros sem distinçao de classe social....suele vieira 2 ano c

    ResponderExcluir
  40. Geralmente as pessoas que cometem crimes não são punidas corretamente, assim como o banqueiro exibido na novela, alguns usam a 'sorte' e o dinheiro para se desviar da justiça, na maioria das vezes sempre conseguem desviar-se da punição, como tantas conseguidas pelo personagem Cortez,e são raras as vezes em que a justiça cumpre com o seu papel. É uma pena que a justiça brasileira seja tão falha e tão vulneravel, se fosse ao contrario talvez tivessemos um brasil melhor.

    Monyck Ferreira de Farias/ 2º ano E.M/ IAE

    ResponderExcluir
  41. A impunidade esta aumentando cada vez mais, pessoas com mais informação são mais valorizadas, pessoas humildes não são valorizadas. O Brasil tem que melhorar muito ainda.

    Eleine Cristina dos Santos. Nº11 (2ºc) E.E.T

    ResponderExcluir
  42. a novela apenas mostra a pura verdade do nosso pais as diferenças entre classe socias.Se ele cometeu um delito e tiver ensino superior podemos dizer que ele tem um tratamento vip e se outra pessoa cometer o mesmo erro q ele e nao tiver o ensino superior e tratado de uma forma totalmente diferente e mostra tb q nao e so as pessoas de classe baixa que vai pra o caminho errado com geralmente algumas pessoas pensam eularia 2ºano A

    ResponderExcluir
  43. A impunidade é um problema sério, poid todos teriam que ter direitos e deveres iguais.
    Aluna: Gisele Mª da Silva Nº 13
    2º ano "A"

    ResponderExcluir
  44. eu acho muito errado o rico ter direito a privilégios, pois tano o rico quanto o pobre tem que pagar pello que fez com tratamento igual.
    aluna: Dayanne Maria de Oliveira
    2º ano "A"

    ResponderExcluir
  45. eu acho muito errado o rico ter uma "vida boa" na cadeia quando pobre mal tem direito a a uma refeição decente.
    aluna: rafaela Silva de Jesus
    2° ano "A"

    ResponderExcluir
  46. A novela mostra a realidade hoje no Brasil de como pessoas ricas são tratadas em relação aos mais pobres!!!é um absurdo isso que acontece no nosso país, pessoas mais ricas terem mais direitos do que os outros principalmente na cadeia, que ricos tem direito a tudo,e pobres não tem direito a quase nada!!!Impunidade no Brasil é uma coisa que enquanto não tivermos políticos sérios que não pensem em roubar(quase impossível)e criarem leis que sejam iguais para todos, isso vai continuar acontecendo!!!

    Aluno>>> Mailson Renan N31 Série>>2ANO "A"

    ResponderExcluir
  47. A impunidade no Brasil tem um contraste muito grande, quem é pobre, morre na prisão, quem é rico vai pras melhores prisões e tem serviços extras, e na minha opinião, deveria ter a punição igual para todas, independente de classes e grupos.

    Alesson Pereira Dos Santos
    Instituto Albert Einstein - 2ºano

    ResponderExcluir
  48. No brasil se o infrator for rico ele não vai pagar pelo o crime cometido mas se o infrator for pobre vai moreer na cadeia.
    Eu acho Que independentemente se for rico ou não, Se errou, concerteza tem que pagar,pois a lei foi feita para todos.

    Aluno: Brayner B. Tavares Silva 2º ANO "A"

    ResponderExcluir
  49. Infelismente esse é um assunto que deveria ser tratados, pois os grandes crimisos de nossa nação fazem suas corrupções e saem inpunes de qualquer tipo de acusação que possa ser feita. Com outras palavras, eles não pagam pelos crimes que cometem roubando o nosso dinheiro e ficam por ai andando com seus carros importados e com suas "cazinhas" de luxo. Enquanto isso, uma mãe ou um pai que roubam uma galinha pra alimentarem os fihos em casa são presos e ainda por cima levam porradas por aqueles que deveriam cuidar de nossa segurança, tudo isso, por que a lei no Brasil tem que ser feita. Mas que lei é essa, onde os pobres ficam presos longe de Suas famílias e os nossos governantes corruptos saem ilesos de qualquer tipo de punição. cometendo crimes muito piores, isso tem que mudar! Pois os criminosos de nosso país precisam de anos de prisaõ, para que nosso Brasil possa andar pra frente.

    MARIA LUIZA DE SOUZA-IAE-2°ANO DO ENSINO MÉDIO

    ResponderExcluir
  50. o Brasil esta cheio de Inflações !
    e na novela mostra a pura realidade , como esta o nosso País , o nosso brasil . e as desigualdades sociais acompanham as inflações desses corrupstos , que ao serem presos tem vidas de rei , na pior na prisão e por ser RICO e um banqueiro forte é tratado por mordomias ! quem comete crimes tem que pagar seja lá o qual for , mais de forma iguais !
    todos temos direitos iguais .

    Uéllyda Patrícia
    2° ano B

    ResponderExcluir
  51. A novela tá passando cenas bem realistas , no Brasil muita gente é como o Cortez que acha que pode passar por cima e tudo e todos pra conseguir o que quer , ele acha que tá vivendo da impunidade e realmente está sim , e isso infelizmente acontece no Brasil .
    Warlla 2° Ano 'B'

    ResponderExcluir
  52. Não e certo, os ricos ter privilegios é tratamanento diferenciado dos demais.pois ninguem e melhor que ninguem.
    mateus cruz de melo
    2 ano A

    ResponderExcluir
  53. Fala da Impunidade que temos no nosso país , como a desigualdade social é vista e como ultilizamos no dia a dia , o banqueiro é tratado como se estivesse em um restaurante , tem tudo que quer ,so por que tem dinheiro , se fosse alguém com baixa renda essa pessoa seria tratada como um animal ,e todos os personagens também tem o mesmo pensamento que com pouco tempo ele estara livre (Impune), isso é muito errado e tem que mudar !
    Yasmyn Joyce 2° Ano 'A'

    ResponderExcluir
  54. Mostra que no Brasil quem comenter algum crime e tiver dinheiro vai sair livre so é pagar e pronto e quem não tem dinheiro mófa na cadeia e isso é muito errado temos que cumprir a lei , independente de classe social .
    Jatniel Heber 2° Ano 'A'

    ResponderExcluir
  55. Mostra que o Brasil nao tem leis rigorosas e é um pais sem justiça que quem manda no pais sao os milionarios.

    Edi Henrique 2º ano "B"

    ResponderExcluir
  56. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  57. Eu não concordo,pois a lei deveria ser igual para todos.Se um pobre comete um delito,ele vai preso e se um rico faz tal coisa só é preciso que ele pague uma certa quantia e é liberado
    Aluna:Crislaine Farias N-06
    Série:2 ano 'A'

    ResponderExcluir
  58. Percebe-se pelo que é mostrado na novela, que a democracia brasileira vem evoluindo nos últimos anos, em que hoje em dia já podemos ver que estão apreendendo tanto políticos corrúptos quanto pessoas de grande influência na sociedade e fazendo que os mesmos paguem pelos seus crimes como um cidadão qualquer, mas isto, infelismente, não é feito com tanta frenquencia, embora essas ações estejam ainda no começo.
    -
    Aluno: Mateus Aragão
    IAE / 2º Ano E.M.

    ResponderExcluir
  59. apesar de nao assistir a novela com frequencia eu ja ouvi falar de alguns casos que acontecem na novela, que mais uma vez mostra a impunidade das pessoas da alta sociedade e dos politicos, que por ter um ''poder'' maior que as demais usam esse poder para se safar de crimes cometidos e isso e uma dura realidade mostrada na novela porque infelizmente e a realidade do nosso sistema judiciario.

    sammuel arruda 2º E.M. IAE

    ResponderExcluir
  60. as novelas so mostram nada mais nada menos que a reliade , desiqualdade, preconceito , corupcao - tentan abrir os olhos dos outros do que esta mais do que na cara de todos


    2º E.M. IAE Rai Arruda

    ResponderExcluir
  61. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  62. Cortez vai para o xilindró, mas passa apenas uma noite detido. "Rico não fica preso muito tempo nesse País. Só pobre! Não acho isso muito justo... E além disso,também não acho correto que menores tenham carta branca para praticar crimes;onde foi parar a ética em nosso país?

    Aluna:Joyce Larissa Torres Silva 2°C

    ResponderExcluir
  63. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  64. Na novela mostra exatamente o que acontece em nosso país , ricos tendo vantagem até nas cadeias! Os direitos tem que ser iguais , quem errou tem que pagar e o tratamento deveria ser o mesmo! Isso sem falar quando eles são soltos por causa do dinheiro que pagam , isso é uma vergonha!

    Aluna: Niviane Tavares , Nº:27 .
    Série:2° "B" .

    ResponderExcluir
  65. Eu não assisto a novela,mas a impunidade ainda é a que vale no brasil e o rico levando vantagem em tudo e o pobre se ferrando na cadeia.O pobre roubar um pão para comer vai preso e passa 8 anos e um rico rouba e não preso,isso é a injustiça do brasil e o primeiro a roubarem são os políticos e a impunidade prevalesse,cadê a justiça para os políticos que são ricos,nunca um político foi preso e nunca vai ser,a policia prende 2 dias e fica por isso mesmo e fica preso com regalias como aquele governador do DF o arruda e nunca vai acabar a impunidade no brasil,mas a impunidade só é para os ricos e não para os pobres,pobre nasceu só pra sofrer nesse mundo.
    aluno:anailson antônio da silva. 2 ´c´

    ResponderExcluir
  66. A impunidade está sempre presente no mundo, O rico sempre leva tudo em vantagem pois o dinheiro compra "tudo" para algumas pessoas, em quanto um pobre que não tem dinheiro pode-se dizer que ele paga no lugar do rico, na cadeia .

    Aline Daiana S. Barbosa
    Instituto Albert Einstein 1ª Ano

    ResponderExcluir
  67. A impunidade do Brasil está precária pois estão acontecendo coisas fora do comum, por exemplo eu não concordo com a nova lei que criaram a pouco tempo que foi a que muitos presos seriam soltos aqui no Brasil pois na prisão não cabe mais e já foram soltos uma grande quantidade, ai vem o interrogatório nós pagamos impostos ao governo e esse dinheiro têm ajudado em que melhoria na nossas vidas? Realmente em nada, e porque não construir cadeias novas para acomodar os presos para não tirar nosso descanso se é que temos, pois coisas piores vão acontecer... Sabemos disso!!

    Aluna: Victória Silva Farias
    Escola: IAE
    Série: 2ano

    ResponderExcluir
  68. a impunidade no país é maior do que imaginamos, uma pessoa que as vezes não faz nada de ruim vai pra traz das grades inves e uma pessoa que realmente culpada mas isso acontece porque os poderes favorcem mais as classes sociais de maior nível,as vezes um pobre leva a culpa de um rico,pensa que o pobre é o culpado por a questão de sua vida social econômica, isso não pode acontecer pois a lei exige que façamos o certo e não o errado
    aluna:adiele heronilda
    serie:2 ano "c"

    ResponderExcluir
  69. Vejo muitos casos em que as pessoas que têm condições sociais elevada ou estatus(fama,poder) que cometem algum tipo de crime, saem impune.E muitas vezes são consideradas vitimas.Não sei muito bem quem devemos culpar já que a lei deixa muitas brechas.Enquanto ricos matam e saem logo da prisão ou nem mesmo são presos, pobres que roubam uma GALINHA para comer, ficam presos muito mais tempo do que os ricos.A verdade é que o dinheiro fala mais alto!

    Renatha Evelyn L. Aragão
    Instituto Albert Einsten, 9º ano

    ResponderExcluir
  70. se a impunidade acontece explicitamente não adianta de nada criar leis pois elas não são compridas nem pelos nossos "exemplos" (políticos e lideres de nosso país).
    Enã Milton Lins Bezerra
    Instituto Albert Einsten/ 9° ano

    ResponderExcluir
  71. Brasil ultimamente tem sido o sinônimo da palavra impunidade, finalmente estão mostrado na novela como forma de denuncia, quantos presos ricos são tratados da mesma forma, como diria o velho ditado "a corda sempre arrebenta do lado mais fraco !".

    Ana Pula Gomes da Silva 3ª B
    Escola Estelita Timóteo

    ResponderExcluir
  72. A impunidade se resume mostrando que os ricos são mais valorizados que os pobres, e que se torna uma coisa comum de vermos acontecer em qualquer lugar do mundo, o que ocorre, é que quem tem mais poder entre a sociedade é tratado de melhor forma ao contrário de pessoas que não tem o mesmo poder, que chega até a ser humilhado quando é preso ou algo parecido.

    Aluno: Lucas Renan Santana de Assunção
    Série: 2°E.M
    Escola: IAE

    ResponderExcluir
  73. - A impunidade concerteza é um problema gigante no país, e o certo devia ser que melhorassem o Poder Judiciário do Brasil, e não importando o status, a riqueza ou condição da pessoa, se ela comete um crime, independente disso, deve ser punida devidamente. E Muitas vezes quem tem poder aquisitivo alto acaba se livrando de arcar com as consequências do seu crime e passa menos tempo na prisão do que outras pessoas.

    Indira Aragão França.
    Instituto Albert Einstein - 9º ano

    ResponderExcluir
  74. A Impunidade é um problema muito grave no nosso país olha só o caso daquele Engenheiro que bateu seu carro no carro de uma Adivogada a uma velocidade de 160 Km/h, só pagou uma multa de 300 mil reais e foi solto.
    agora vem uma pergunta: Porque ele não ficou preso igual aos outros que matam ou robam e etc?

    Pedro Lucas Cabral da Silva 9º IAE

    ResponderExcluir
  75. Eu acredito que as pessoas pouco se mobilizam porque não tem os mesmos interesses. Uns acham que é assim que deve ser e pronto, enquanto outros querem lutar, mas não encontram apoio ( é mais ou menos assim, só que mais complicado). Então, até manifestar a favor daquilo que parece ser uma causa comum,como por exemplo nossos direitos, pode incomodar muita gente. E por isso as manifestações não encontram a voz de uma pátria unida. Logo, a impunidade reina no país.


    Letícia Suzana França Torres
    Instituto Albert Einstein, 2º ano (E.M)

    ResponderExcluir
  76. A impunidade no Brasil é revoltante, toda hora ouvimos notícias que mais um político foi pego, mas nunca preso né? É muito triste ver isso tudo acontecer e nada ser feito, as pessoas lavaram as mãos e realmente não acreditam que algo possa ser feito. E aqueles que estão no poder e os que deveriam prender são os menos preocupados, já que isso tudo os envolve né? Ninguém vai entregar um sistema de corrupção se pode se dar mal também. O que falta mesmo é ação da população, porque essa história de tentar resolver nas eleições na hora de escolher um candidato para mim é só papo, já que não se salva um. Só vemos as leis de aumento do sálario dos parlamentares sendo aprovadas e a educação no país uma vergonha, podem descobrir pétroleo aos montes, mas se no final isso só vai beneficiar os poderosos não adianta de nada. A novela não mostra nada mais nada menos que a realidade, a impunidade correndo solta e ninguém nem ai, a única diferença é que Horácio ainda está preso né? E na vida real eles não passam tanto tempo assim, mostrando que a realidade é mais nojenta ainda.

    Maria Júlia S. Alves
    2º ano IAE

    ResponderExcluir
  77. a impunidade no brasil e fato normalmente pessoas milionarias não pagam pena da mesma forma k uma pessa menos favoresida financeiramente;aliais as vezes nem pagam pena;dam alguma propina falam cm um deputado ali um demsembagador talvez e ta tudo bem ja se for um probre sao vinte anos de prisão e ponto na novela a realidade ainda e mostrada de uma forma leve pois a impunidade no pais ainda e mais podre do q na novela.

    ResponderExcluir
  78. A QUESTÃO É QUE O PERSONAGEM É FAVORECIDO PELO SEU DINHEIRO,COIZA QUE ACONTECE MUITO POR EXEMPLO EM PRISÕES ,ONDE ESTUDANTES DE NIVEL SUPERIOR NÃO PODE OCUPAR O MESMO LUGAR QUE PRESOS COMUNS ,ELES TEM SELAS PESPECIAIS.

    ResponderExcluir
  79. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  80. Muitas pessoas por serem da classe alta tem tratamentos especiais(como na novela) na cadeia como por exemplo:selas especiais, visitas intimas e comida especial

    Jorge Matheus da S. xavier
    IAE
    9ºano

    ResponderExcluir
  81. A respeito da impunidade no Brasil, eu acho que ainda tem muito que se fazer, o Brasil é um país que puni não pelo que você fez e sim pela sua conta bancaria, e se você for de menor e cometer algum crime ai sim é como se não existisse punição, você fica livre pra cometer quantos crimes quiser.

    Maria Paula Vieira
    IAE
    1º ano do E. Médio

    ResponderExcluir
  82. Eu acho errado era para todo mundo ter tratamentos iguais de qualquer classe de vida.

    ResponderExcluir
  83. É interessnte a novela está mostrando isso pois é uma coisa que é real no Brasil, pois hoje quem manda é quem tem dinheiro , infelizmente.
    Caio Fernandes Lira 2º ano EM IAE

    ResponderExcluir
  84. Acho que se duas pessoas cometem o mesmo crime e ambas são punidas de jeito diferente como se uma tivesse menos direito que a outra pessoa isso é um exemplo completamente errado pois se foi o mesmo crime porque deveriam receber o mesmo punimento mas as vezes pelo fato de uns serem melhores que os outros ai recebem punimentos diferentes isso é o que chamamos de IMPUNIDADE.
    Mariannne Luiza Ferreira de Araujo (IAE) 8ª/9º ANO

    ResponderExcluir
  85. Acho que não é novidade que no Brasil a impunidade é uma questão muito debatida em protestos, porém nunca resolvida. Muitos fazem crítica a este erro inaceitável do poder público, mas parece que estamos longe de alcançarmos o direito de vermos punidos aqueles que assolam a sociedade.
    Marcos Gutemberg Ferreira Araujo (IAE) 8ª/9°ANO

    ResponderExcluir
  86. Apesar de não assistir a novela, pelo que vi nos comentários, ela está mostrando uma situação bem comum no brasil, a impunidade. Vem cada vez mais a tona na mídia o que acontece com as pessoas que não são punidas corretamente. Geralmente nós vemos que são a grande maioria delas, pessoas com condições boas. acho isso uma grande injustiça, mas o brasil é assim, cheio de defeitos, muitas vezes difíceis de corrigir, pois quem manda são os ricos...

    Vinicius Lima
    I.A.E
    2º Ano

    ResponderExcluir
  87. Não é novidade que no Brasil a impunidade é uma questão muito debatida em protestos, porém nunca resolvida. Muitos fazem crítica a este erro inaceitável do poder público, mas parece que estamos longe de alcançarmos o direito de vermos punidos aqueles que assolam a sociedade.

    ROSANGELA SOARES BARBOSA

    INSTITUTO ALBERT EINSTEN
    2°ANO

    ResponderExcluir
  88. Mostra a diferença do tratamento de presidiarios ricos para presidiarios pobres,alem de nao cumprir nem metade da pena que deveria cumprir,é o que acontece na maioria das vezes.

    ResponderExcluir
  89. e muito injusto pois pessoas de classe baixa pagam a pena de prisão da forma correta; já bancários como cortes tem vários previlegios.mas enfelísmente a vida real do brasileiro e muito pior e mais suja do q a novela mostra.MONICA CASSIA 2 ANO "B".

    ResponderExcluir
  90. No meu ponto de vista, é um desprezo a sociedade, principalmente aos menos favorecidosporque infelismente no basil a justiça favorece a classe alta e média.Porque quando um jovem de ambas as classes citadas, os advogados entram com uma alegação tentando justificar o fato de que aquela pessoa tinha problema mentais, enquantoos de classe baixa, são punidos sem tanta defesa, ou sem nenhuma.
    ÁQUILA ALESSANDRA 2 ANO A

    ResponderExcluir
  91. Sou super contra, é um absurdo, pena que temos casos em nosso país. Em minha opinião todos dependes de ricos ou pobres deve ser punido da mesma forma.

    Cecília Eugênia B. Queiroz Nº 02
    IAE
    9º ano

    ResponderExcluir
  92. Eu acho que a novela relata exatamente o que acontece no nosso país,quem tem mais "poder" tem mais direito.Coisa que eu acho muito errado,só porque ele tem uma classe social mais favorável não quer dizer que ele tem que ser tratado de uma maneira diferente.Nosso país existem leis em vigor a serem cumpridas mas que pena que o governo brasileiro só pensa em "dinheiro"....

    Maria natalia nº23 2ºano"B"

    ResponderExcluir
  93. É incrível como o dinheiro fala mais alto em nosso pais, Quem cometeu o crime deve certamente pagar pelo que fez, mas nas maioria das vezes quem tem mais dinheiro não paga a pena, é liberado em seguida. Eu acho isso errado e muito errado. Se não pagar na cadeia paga pelas mãos de Deus, e hoje em dia as novas leis está diferente das leis de antigamente quem comete o crime paga a fiança e sai, fica livre como um pássaro. Que coisa errada!

    Luana Claudia Barbosa, 2º"B", nº20

    ResponderExcluir
  94. Acho que não devia haver isso, pois somos todos iguais e perante a lei temos todos os direitos iguais, mesmo que isso não fique tão visivel, já que sabemos que os ricos são sempre mais privilegiados que os pobres.

    RONILSON RODRIGUES 2 ANO A.

    ResponderExcluir
  95. a impunidade do brasil esta quase sem comtrole pois muitos criminosos estão em puni por causa da não capacidade da seguramça dos brasileiros, pois se a impunidade do brasil não tiver uma PAUSA logo-logo não vai aver mais controle.

    ResponderExcluir
  96. A impunidade do Brasil anda muito descontrolada, pois existem casos em que pessoas, cometem crimes de uma certa brutalidade, que deveriam apodrecer em uma prisão, mas acontece exatamente o contrario, apesar de não serem punudos da maneira certa, conseguem fazer da prisão um hotel 5 estrelas, pois fazem o que querem comem o que querem, e vivem lá dentro do jeito que quiser.

    ResponderExcluir
  97. Como pode um banqueiro corrupto ser preso e na cadeia comer lagosta vinho ?
    Eu acho muito errado ele ter tanto direito só por que é rico e tem estudo , quando é um pobre coitado que é pobre tem que limpar banheiros , limpar chãos e ainda muitos não tem nem direito a pagar fiança , sendo que o que ele fez pode ter sido bem menos pior do que um rico que foi preso tem direito a fiança e ainda a LUXO.

    Gabrielle Cardoso Da Silva , Série: 2°C

    ResponderExcluir
  98. Na minha opinião a novela esta mostrando exatamente o que está acontecendo na sociedade brasileira.A sociedade está muito descontrolada,a corrupção e a impunidade está cada vez mais frequente.Esses não são os únicos problemas da sociedade...Que país é esse que até a dignidade dos cidadões o dinheiro compra.

    ALUNA:Laryssa Karla Da Silva Barbosa.
    Serie:2ano"B". turno:noite
    Toritama,08 de agosto de 2011.

    ResponderExcluir
  99. Preconceito Racial
    Preconceito racial de uma forma geral é uma das atitudes mais cruéis que existem, é uma atitude muito cruel, é uma maneira estúpida de julgar uma pessoa pela cor da sua pele.
    Nós não podemos negar que muitas vezes achamos mais provável um bandido ser negro do que branco, mas isso não tem o menor fundamento, a cor de um individuo não muda seu caráter, não muda sua forma de pensar e não muda sua forma de agir, mas muitas vezes muda sua característica na sociedade, mesmo todos sabendo que preconceito nenhum é bem vindo em nossa sociedade, ele ainda tende a existir, quanto mais o racial que há muitos anos é um problema abordado em antigas cortes e até no tribunal. Já foi provado que negros e brancos, pardos e mestiços e todas as demais raças podem conviver juntos em plena harmonia, pois o que o branco faz o negro também é capaz de fazer, como por exemplo assumir cargos e funções que antes só era, estabelecidos somente por brancos, hoje já podemos ver vários negros bem sucedidos e essa é a prova.

    Rodrigo Morais
    1º Ano
    IAE

    ResponderExcluir
  100. Impunidade
    Todos nos sabemos que não existe justiça para deputados que roubam milhões dos cofres públicos, mas existe justiça para uma pobre mulher que ao roubar um lite para alimentar seus filhos famintos cumprira uma pena em uma penitenciaria por furto, isso para não deixar seus filhos morrerem de fome.
    A impunidade no Brasil é uma questão que é muito debatida em protestos e definitivamente nunca chegaram a um certo senso sobre a tal em questão, mas parece que estamos longe de alcançarmos o direito de vermos punidos aqueles que de modo geral prejudicam a sociedade, Isso é resultado de uma política aberta a atos viciosos que contemplam a sociedade e prejudicam aos pobres.
    Enfim, há diversas medidas que podem ser tomadas; porém o problema é muito maior do que imaginamos.

    Rodrigo Morais
    1º Ano
    IAE

    ResponderExcluir
  101. Impunidade
    sinceramente acho que a justiça do Brasil esta favorecendo muito para o aumento de crimes sem punição, pois as leis só dão vantagens para os criminosos e principalmente os corruptos que pagam para se livrar das punições.


    2* Ano

    ResponderExcluir
  102. A novela esta mostrando a realidade pois rico não tem complicassoes com a justiça pois o dinheiro fala mais alto,e quando felizmente são presos fazem da cadeia um hotel 6(******)estrelas,com direito a tudo e mais um pouco.

    ResponderExcluir
  103. A novela insensato coração apenas nos mostra o que já estamos cansados de ver e saber. Não é de hoje que tomamos conhecimento, principalmente nos jornais, denúncias e escândalos envolvendo nossos representantes e como depois de algum tempo, após a poeira baixar, esses acontecimentos cairem no esquecimento e na impunidade. A novela apenas nos faz relembrar em que pais vivemos. É a ficção retratando a realidade e a realidade virando ficção.

    KETILLY MOANE SILVA Nº 17 2ºB

    ResponderExcluir
  104. Eu acho que todos devem ter direitos iguais independentemente de sua classe social
    Aluna:Luiza da Paz Nº30
    Serie:2º ano "A"

    ResponderExcluir
  105. a impunidade no brasil e muito grande e a novela fala simplismente a realidade pois os ricos sao presos e no outro dia estar livre porque tem dinheiro ai paga a fiança e sai ja o coitado do pobre fica apodrecendo na cadeia e levando cacete ate unas horas.

    ALUNA:JANE KELLY MARTA DA SILVA 3°B

    ResponderExcluir
  106. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  107. bem todos sabemos que pessoas,que tem dinheiro sempre se dar bem.Pois onde tem dinheiro tem corrupçao.A impunidade é algo real que afeta a todos e em todos os lugares.

    ALUNA:JESSICA KARINE 3ºB

    ResponderExcluir
  108. Onde ha impunidade,pode ter certeza que ha dinheiro por tras e o brasil nao fica fora,pois aqui so quem tem voz e poder sao os ricos,por isso que ha tantos pobres injusticados atras das grades,e tantos ricos comendo e zomando da nossa cara,concuindo que o dinheiro divide as classes socias e modifica as pessoas,assim como a retrata novela.

    RAIANE PAIXAO 3ºB

    ResponderExcluir
  109. impunidade é o que mais vemos nas novelas da rede globo e em outras emisoras,porém,infelizmente é o que se ve na realidade atual,onde o pobre pode ser cruscificado e o rico so no luxo.Afinal onde vamos parar? infelizmente em lugar algum continuara na mesma.

    ALUNA:GIRLANE REGINA 3°B

    ResponderExcluir