segunda-feira, 4 de julho de 2011

Preconceito - ( Professor Douglas Pereira)

 Você acredita que o negro sofre preconceito na atual sociedade? Comente sobre o assunto no blog.

123 comentários:

  1. Sem dúvida!!
    vindo de todas as classes, de todo tipo!

    ResponderExcluir
  2. sim, de maneira menos arrogante, com um certo tipo de ''delicadeza'' em algumas situações, como hotéis e lugares sofisticados, e em outras situações vemos isso de maneira clara, como em sinais.
    Há também medidas visivelmentes tomadas para desfarçar, o preconceito, medidas que na minha opinião geram um tipo de aversão a capacidade dos negros, exemplo: 20% de vagas em universidades. creio que o negro assim como o branco tenha a capacidade de entrar em uma universidade, sem que seja preciso 20% de ajuda, isso mostra claramente, o ''tapa buraco'' dos nossos ''gestores''' que ao invés de educarem nossas crianças de maneira correta, para que futuramente sejam hábeis a se adaptarem a igualdade social, arrumam formas de reemendarem falhas existentes.
    Concluindo, o prenconceito hojem em dia, existe sim! Mas como todos os outros problemas de nossa sociedade, tem sido disfarçado, ao invés de resolvido.

    ResponderExcluir
  3. Sim, o julgamento da cor do outro acontece em qualquer lugar, hora e com qualquer pessoa que tenha esse tipo de preconceito. E isso é algo muito grave, as pessoas precisam se conhecerem melhor, independente de cor ou raça, sendo branco, preto, índio ou qualquer outro tipo, devemos respeitar e zelar pelo próximo.

    ResponderExcluir
  4. Sim, Devido a fatores históricos e culturais, a nossa sociedade, infelizmente, é preconceituosa. E o pior disso tudo é que discriminação é crime imprescritível, não se prescreve, e inafiançável, não paga fiança para sair da prisão. Entretanto, o que é grave mesmo é que “ninguém” vai preso.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Gente, acho que chegou o momento de tocarmos num assunto um pocadinho delicado, o preconceito racial. Então na minha opinião, o negro ainda sofre preconceito. O preconceito está presente nas relações humanas desde a mais remota história da Humanidade. E não adianta negar, mesmo depois da lei que criminaliza atos de discriminação é comum que negros ainda sejam tratados com inferioridade. Apesar minha gente, de não ser só o caso negro. Outras classes também sofrem preconceito; obsesos, mulheres, evangélicos, homosexuais etc... mas o preconceito contra o negro ainda é pior. Acredito que grande parte do preconceito que o negro sofre atualmente, se deve ao tipo de que bandido é preto, embora exista um grande contexto social por trás disso, acho que grande parte da população não sabe dele, ou prefere ignorar.

    Aluna: Fabrícia Souza Paiva. Série: 2º ano 'B'.

    ResponderExcluir
  7. sim concerteza pois muitas pessoas acham q so porque tem dinheiro se acha melhor ....na minha opiniao nao existe ninguem melhor ninguem independente da cor ou da classe sociaL......
    FABRICYA CLEMENTE serie...2 ano b

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Sim, muita gente pode dizer que não pra fora. Mais por dentro tem medo de dizer o que pensa, ou até mesmo ser uma pessoa racista. Muitos negros que eu vejo na tv, ou até mesmo aqui onde eu moro. Sofre de preconceito, por ser negro, pobre, feio, gordo. Eu acho ridículo, e se Deus fez assim, temos que respeitar, pois ninguém é igual. Nem pela cor, nem pelo modo de pensar, nem pela quantidade de dinheiro que alguém posso obter. Por nada! Ser racista, é ser pra mim, gente sem respeito. Por não respeitar defeitos ou o jeito de ser de alguém.

    Aluna: Thamara Oliveira. Série: 2º ano B'

    ResponderExcluir
  10. sim!sendo cor ou raça magro ou gordo tanto fais existe gente muito preconceituosa ainda!isso pra mim é uma falta de respeito muito grande 'negros' sao gente com agente brancos nem melhores e nem piores !

    ALUNA:Viviane carla da silva N42 2ano 'A'

    ResponderExcluir
  11. sim , mesmo o racismo sendo crime querendo ou nao sabemos que os negros ainda sofrem esse tipo de preconceito como na cor ou na classe social.
    aluna: erika azevedo 3 ano B

    ResponderExcluir
  12. Sim na sociedade em que vivemos infelizmente ainda acontece esse tipo de coisas.Acham eles que porque alguem é negro,branco,pardo e etc. Não tem o mesmo direitos que eles.Isso é uam falta de respeito e princialmente de cultura.
    Aluno:Rauanderson roberto.39 Serié 2 ano "A"

    ResponderExcluir
  13. o preconceito ainda é bastante praticado no meio social(sociedade),ainda que com um pouco de medo pelo praticante sabendo que pode sofrer as consequências por seus atos...

    ResponderExcluir
  14. Discriminar uma pessoa pela cor da sua pele é uma atitude muito FEIA,pois não é a cor da pele que faz uma pessoa negra ser diferente das outras,preconceito é um absurdo muito longe de acabar no Brasil.Muitos Brasileiro falam que não existe racismo, mas na verdade tem muito.ISSO TEM QUE ACABAR,CHEGA DE RACISMO!!!

    Aluno>>>Mailson Renan N31 Série>>2ANO "A"

    ResponderExcluir
  15. Sim o negro ainda sofre descriminação, de uma forama mais discreta. Mais exiate. "Eu que o diga."
    ALUNA: Maria Eduarda Santos de Freitas Nº 32
    2º ano "A"

    ResponderExcluir
  16. Sim.Os negros tanto como no passado e no presente sofreram e sofrem preconceito por o tom de pele ou algo do tipo,pois com isso,pode-se afirmar que os negros estão na classe mais baixa na sociedade por conta do preconceito racial.

    Aluno: Artur dos santos pereira Nº2
    1º ano
    Escola: IAE

    ResponderExcluir
  17. o preconceito tem que acabar porque os negros e os brancos são iguais

    Jaime Dantas da Rocha Junior
    1° ano
    IAE

    ResponderExcluir
  18. Sim eu concordo que o negro sofre preconceito na atualidade e esse preconceito ja vem gerado desde o tempo da escravidão, mais eu ainda concordo que o preconceito seja abolido e discordo sobre as atitudes das pessoas para com as vitimas dos preconceito, o preconceito hoje em dia não está situado só na questão da cor, mas a cor ainda é a que sofre o maior preconceito seja em qualquer lugar, e certamente o preconceito racial é o mais atingido e que mais deixa marcas, pois ainda é dificil aceitar as diferenças principalmente da questão racial . Nós seres humanos somos tão capazes de construir maquinas melhores mais evoluidas , coisas que jamais se imaginariam criar. Mais a verdade é que não conseguimos olhar pra dentro de nós mesmos e pensar na questão de se por no lugar do outro ,pois, só assim conseguiriamos mudar o mundo aceitar as diferenças e evoluiriamos MUITO mais!

    Thainá samara silva .
    Instiruto albert einstein 1º ano E.M

    ResponderExcluir
  19. Sim ainda existe preconceito na sociedade uma questão que já deveria estar esclarecida por que estamos em pleno século XXI e não deveria haver mais este preconceito em razão das diferenças que ainda é muito forte, felizmente as pessoas estão ampliando sua visão e vendo que esta é uma ideia irracional e sem base, e desse modo espero que que este preconceito acabe.
    Guilherme Alves de Siqueira
    Instituto Albert Einstein
    1º Ano

    ResponderExcluir
  20. sim o preconceito com a raça ainda acontece, isso pode acontecer em qualquer quanto tanto de casa como em pessoas que convivemos diariamente, as vezes uma pessoa por ser preta nao arruma emprego por questao preconceituosa do patrão,questao de pessoas orgulhosas que não sabem que se DEUS não se agrada disso, que todos nós somos mortais e não temos direito de julgar as pessoas por sua cor as vezes um moreno é julgado por ser malandro por conta de sua cor mais isso não existe,pois a questão de eles serem bandidos não vem da cor mas sim da questão moral e de sua criação infantil

    ResponderExcluir
  21. SIM, APESAR DE NOS DIAS DE HOJE TER NO MUNDO UM PRESIDENTE NEGRO, PARA MOSTRAR A TODOS QUE A COR DA PELE NÃO QUER DIZER NADA A RESPEITO DO CARÁTER, E DE EXISTIR LEI QUE DIZ "DIREITOS IGUAIS A TODOS";MESMO ASSIM AINDA EXISTE MUITO PRECONCEITO, COISA QUE JÁ DEVERIA TER ACABADO A TEMPO, POIZ DIZEM QUE NOSSA ESPÉCIE EVOLUIU, SÓ SE FOI DE MODO TECNOLOGICO, POIZ AS IDÉIAS CONTINUÃO AS MESMAS DO PASSADO

    FÁBIO AUGUSTO DOS SANTOS SILVA
    2º Ano
    Instituto Albert Einstein

    ResponderExcluir
  22. adriely heronilda comentário anterior da sala do segundo ano c do ensino médio a noite

    ResponderExcluir
  23. Infelizmente sofre,é triste sabe que ainda existe pessoas com uma mentalidade tão atrasada ao ponto de achar que são melhores que os outros,só porquê tem uma pele clara.Está na hora de crescer...


    (Deivson De Jesus Silva 2º ano B)

    ResponderExcluir
  24. Eu acho que esse preconceito entre negros e brancos tem que acabar pois na minha opiniao ambos tem os mesmo direitos.E so por que eles tem a cor diferente nao que dizer que os brancos tenha mais direito.

    ResponderExcluir
  25. eu que esse preconceito entre brancos e negros ja devia ter acabado ha muito ten pois ambos tem os mesmo direitos.

    Paloma Nunes
    1 ano
    IAE

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião a maioria das pessoa sofrem com vários tipos de preconceitos mais todo mundo diz que os negros sofrem preconceito maior que as outras pessoas, mais que isso fique claro não é só eles que sofrem preconceitos e sim todos nós sofremos com algum tipo de preconceito, isso de raça e cor é uma besteira,mais eu acho que isso de preconceito não vai acaba nem tão cedo essa é a verdade.

    Lucas André de Oliveira Aragão
    1°IAE

    ResponderExcluir
  28. Com certeza, muitos negros ainda sofrem preconceito desde muito tempo atrás, muitas pessoas dizem que esse preconceito é passado e que isso não existe mais, porém, existe sim, muitas empresas só contratam pessoas " brancas ", outras pessoas ao ver algum negro já falam que é bandido, ladrão, etc. E onde entra a questão dos direitos humanos ? Direitos iguais para todos ? A sociedade precisa mudar e encarar o mundo de outra forma. Não tem isso de que negro tem menos capacidade, muitos negros tem mais capacidade do que muitos brancos por ai...

    Os direitos humanos são: Inalienáveis: " nenhuma pessoa pode renunciar a eles ou negociá-los, e o estado não pode DISPOR dos direitos dos cidadãos"

    O estado está na verdade, tentando camuflar a realidade e enganando muitos dizendo que o preconceito racial não existe mais.

    Luana de Melo Torres - IAE - 9º ano

    ResponderExcluir
  29. Sim. Não é preciso ir longe para dar conta dessa injustiça e nem para perceber que milhões de indivíduos sofrem formas diversificadas de preconceito, especificamente quando se trata de um negro. Chegar à universidade é muito difícil, mas o obstáculo maior é encontrar emprego e ser aceito na sociedade.

    Fabricio Anderson Dos Santos Silva
    9º ano
    Instituto Albert Einstein

    ResponderExcluir
  30. Acredito que sim, na sociedade atual ainda existe sim o preconceito com o negro, podemos até ser diferentes fisicamente, mais perante a lei todos são iguais, nem o negro é melhor que o branco nem o branco é melhor que o negro, então não há necessidade de descriminar ninguém pela com da pele.

    Aluna: Ylka Danielle F. P. Magalhães
    Escola: Instituto Albert Einstein
    Série: 1º ano

    ResponderExcluir
  31. Sim. Ainda há pessoas que discriminam o negro, por exemplo, tem um negro em uma rua esquisita, ai muitas vezes jugam como marginal, ou ver um negro ai já pensa que é drogado ou uma pessoa que não presta. É certo que existe sim muitos negros que são marginais, mais nem todos são, e da mesma forma que tem negros na criminalidade tem brancos também.

    Aluna: Bianca Karoline Feitoza Prado
    Escola: Instituto Albert Einstein
    Série: 2º ano

    ResponderExcluir
  32. Eu acho que ainda existe, não tanto como antes , mas ainda encontramos na nossa sociedadee. Pessoas que perdem oportunidades na vida , como empregos, por cota do preconceito, pois não são todas as empresas e pessoas que contratam ^^negro^^. Mais isso é um absurdo, mas infelismente ainda temos isso.


    ALUNA: LETÍCIA JORDANA PEREIRA.
    SÉRIE: 2° ANO "A"

    ResponderExcluir
  33. Na minha opinião ainda existe sim!O preconceito racial tanto no Brasil como no mundo todo, mas não podemos deixar que ele continue. Brancos, negros, azuis e amarelos, o mundo precisa da ajuda de todos para acabar com o preconceito.
    Uma historia legal para observa é a de (Bob Marley)ele acreditava que podia curar o racismo.
    Literalmente curar!Apenas injetando musica e amor na vida das pessoas
    “Um dia ele ia dar um show em um comício pela paz.
    Pistoleiros foram ate a casa dele e atirarão nele dois dias depois ele subiu no palco e cantou
    Alguém perguntou "por quer?” e ele falou!
    As pessoas que tentam tornar este mundo pior, não tiram um dia de folga! Como é que eu vou tirar?”
    Se todas as pessoa começassem a ver o preconceito desta forma!
    Tipo! Algo que pudesse ser CURADO!!!Na qual ninguém desistisse de lutar contra ele!Sem duvida o preconceito seria exterminado do mundo.
    Aluno:J.Allyson.F.P da Silva 3ºano IAE!

    ResponderExcluir
  34. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  35. Ainda hà muito preconceito no mundo.
    No futebol por exemplo, muitos jogadores negros são descriminados, são chamados de macacos pelos "torcedores", e o pior que ninguém é responsabilizado por isso, ninguém sofre nenhum tipo de punição. Isso é revoltante.

    Aluno: José Geazy 2º ano

    ResponderExcluir
  36. sim mesmo com tantas leis e com muitas campanhas contra o racismo a população de negro ainda sofrem um forte preconceito a sua denominada cor.

    aluno:Junior 2ªano"B"

    ResponderExcluir
  37. Infelizmente o preconceito contra os negros ainda é algo muito comum, não mais como antigamente, agora de uma forma um pouco mais “delicada”. Acho muito hipócrita da parte do governo criar leis para punir os racistas, sendo que eles são os primeiros a demonstrar algumas atitudes racistas, um exemplo disso é a cota para negros nas universidades federais, em que eles são menos eficientes que os brancos? Acho essa cota um absurdo, onde só mostra o quando os negros ainda são descriminados, temos que para de fingir que ta tudo bem, pois não ta. O governo devia primeiramente acabar com essa cota, depois investir em campanhas de conscientização para a sociedade, só assim começaríamos a formar uma sociedade capaz de respeitar o próximos, respeitar as diferenças, caso contrario os negros continuaram a serem descriminados e nós a fingir que ta tudo bem.

    Gabriela Figueirôa
    Instituto Albert Einstein – 2° ano.

    ResponderExcluir
  38. Sim,pois em alguns meios de trabalho principalmente ha um grande preconceito pela pessoa negra,eles vao de cabeca erguida pra ver se vao se dar bem no emprego quando vao sao humilhados pelo dono,gerente ou até mesmo os empregados isso é um absurdo um erro das pessoas,pois pra mim Somos todos iguais.

    ResponderExcluir
  39. Conserteza, e não só os negros mais as pessoas em geral.
    Todo mundo já sofreu algum tipo de preconceito na vida, seja por cor,rasa,altura,a cor do cabelo,por etatura física,e até mesmo no trabalho na escola, enfim todos os lugares tem algum que sofre com o preconceito.

    Joice Luana Oliveira Aragão
    IAE
    9ºano

    ResponderExcluir
  40. eu nao tenho preconceito, pois isso e racismo nao é porque o tom da pele é negra que deve ser tratada de forma diferente.suele vieira..2 ano c

    ResponderExcluir
  41. Por mais que a luta contra o preconceito, não só com negros, seja intensa, infelismente a maioria da sociedade age com tal. No fundo todos nós, por mais que digamos que não, temos preconceito com alguma coisa, pode ser que com menas intensidade. De tempos pra cá o preconceito racial diminuiu, mas ainda existem casos que chegam ao extremo, exemplo, a violencia, mas ainda temos de lutar para conseguir acabar com esses diversos tipos de preconceito.

    ResponderExcluir
  42. Sim, ainda existe muito preconceito com os negros, conheço pessoas que tem racismo, mas acho que não importa a cor ou raça e sim os seu atos.

    Eleine Cristina dos Santos. Nº11 (2ºc) E.E.T

    ResponderExcluir
  43. sim.o preconceito e ainda muito frequente
    no nosso cotidiano e nao so com os negros com pessoas mais baixa mais gordinha.

    ResponderExcluir
  44. sim hoje em dia ainda rola muito preconceito entre raca e cor principalmente os negros sofre um problema racial enorme muitos deles sao discriminado em sociedade seja ela qual for o, racismo é muito frequente por mais que quisermos acabar com o preconceito é muito dificil mas vamos tentar acabar com isso porque nao devemos tratrar as pessoas diferentes pq sao pessoas normais independentemente do que ela, somos todos iguais Clécia Vielandy Série 2 'B'

    ResponderExcluir
  45. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  46. Infelizmente esse preconceito vem deis dos tempo da escravidão, a sociedade descrimina o negro como si ele fosse inferior a todas as outras raças.Hoje o preconceito é menor que antes, mas ainda há muito o que fazer, devemos parar de pensar que negro significa algo ruim, pq a unica diferença deles é a cor da pele.

    Alesson Pereira Dos Santos
    Instituto Albert Einstein - 2ºano

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. Claro que sim. Muitas pessoas são racistas de várias formas, seja com brincadeiras, palavras ou comentários irônicos e ofensivos e até mesmo com olhares e gestos discriminativos.

    Livya Fonseca de Menezes
    3°Ano IAE

    ResponderExcluir
  49. O preconceito quera que sim ou queira que não, estar presente em todos os lugares e em todas as classes sociais. Mas a sociedade é preconceituosa e isso infelismente estar presente até no tom de nossa pele, que não quer dizer nada, muito menos quem somos e o que somos!Portanto o negro sofre preconceito atulmente sim, inclusive se ele for de classe média baixa, sendo tido algumas vezes e em certos lugares como marginal.
    Por fim, vamos acabar com isso, porque todo mundo é gente e gente igual a gente merece ser respeitado.

    MARIA LUIZA DE SOUZA-IAE-2°ANO DO ENSINO MÉDIO.

    ResponderExcluir
  50. Infelizmente sim, os negros sofrem preconceitos desde o tempo da escravidão. É muito revoltante saber que em plena sociedade atual ainda há esse tipo de pensamento primitivo e preconceituoso.

    Kaíque Ferreira Alves.
    Instituto Albert Einstein 1°Ano E.M

    ResponderExcluir
  51. sim ainda existe preconceito por parte de muitas pessoas através de brincadeiras comentarios ou coisas desse tipo.
    Isso é bem chato pois não é sua cor que diz o que vc é.

    Aluno:Braynr B. Tavares Silva 2º ANO "A"

    ResponderExcluir
  52. sim eles sofrem. Mesmo com as leis que hoje exite, os negros continuam sendo descriminados.
    Aluna: Gidele Maria da Silva
    2º ano "A"

    ResponderExcluir
  53. sim od negrod ainda sofrem preconceito, mas não como antigamente.
    Aluna: dayanne Maria de oliveira
    2° ano "A"

    ResponderExcluir
  54. eles não sofrem como antes. Mais o preconceito aida existe!! Por parte de pessoas que não tem oque fazer da vida.
    rafaela silva de jesus
    2º ano "A"

    ResponderExcluir
  55. Sim , Nao como antes , mas sofrem sim inclusive na area de trabalho , infelizmente . Mesmo hoje em Dia sendo Crime , ainda existe .

    Alune : Warlla Roberta 2º Ano 'B'

    ResponderExcluir
  56. Sim, menos explicido mas existe, numa simples brincadeira ou num simples gesto embora não pareça mas e preconceito.Isso e crime.
    mateus cruz de melo
    2 ano A.

    ResponderExcluir
  57. ainda há muito preconceito apesar de hoje em diia ter menos que no passado mais ainda há pessoas da mente muito pequena , e tão suja , que ligue mais pra a cor da pele do que o que há dentro do coração das pessoas.
    Yasmyn Joyce 2° Ano 'A'

    ResponderExcluir
  58. sim o Preconceito ainda é muito grande no nosso país .
    Jatniel Heber 2° ano 'A'

    ResponderExcluir
  59. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  60. Sim, pois ainda existe pessoas que so por terem o tom de pele mais claro do a de muitas pessoas acham que sao melhores que elas.

    Edi Henrique 2º ano "B"

    ResponderExcluir
  61. Alguns negros ainda sofrem preconceito mais uma lei se pôs ao favor, preconceito é crime grave, somos carne da mesma carne e sangue do mesmo sangue, dignidade, preconceito não !

    ResponderExcluir
  62. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  63. Sim,é uma pena mas isso ainda acontece apesar das leis,o que tem que acontecer é uma conscientização por parte das pessoas de que todos somos iguais apesar da cor.
    Aluna:Crislaine Farias N-06
    Série:2 ano 'A'

    ResponderExcluir
  64. Sim, embora seja difícil de admitir, mas a população meio que já se acostumou com esse tipo e não vê problema com essa situação, assim, há uma decriminação com os negros.
    -
    Mateus Aragão, 2º E.M, IAE

    ResponderExcluir
  65. Sim , sim , com certeza isso hoje e que mais acontece , vou citaa um exemplo na hora de arrumar um emprego - Segundo a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 1992 a 2008, a desocupação saltou de 11,9% para 17,8%, com o pico de 19,5% em 2005, o desemprego se agrava pelas variáveis de sexo e raça . com isso pode observar o preconceito na teia


    fonte : http://www.pco.org.br/conoticias/ler_materia.php?mat=15370

    - @rai177mx

    Rai arruda , 2º E.M, IAE

    ResponderExcluir
  66. sim, com certeza existe um preconceito com os negros na sociedade atual, o governo brasileiro tenta reduzir esse preconceito com a busca da igualdade social, um exemplo e o sistema de cotas criado para as universidades que se nao me engano e de 20% em vez do governo criar igualdade esta criando desigualdade porque todos nos temos a mesma capacacidade de pensar, de aprender e de raciocinar, entao qual a finalidade dessas cotas? aumentar o preconceito?

    sammuel arruda 2º E.M, IAE

    ResponderExcluir
  67. sim muitas vezs eles são descriminaso por pessoas que acha que eles não são filhos de Deus pois acham que por achar que eles não tem capacidade de servir a sociedade como o branco e que são pessoas maus, mas eu quero dizer que não pois são pessoas muito legal e igual a todos nós.

    ResponderExcluir
  68. Sim,hoje ainda existe muito preconceito com as pessoa negras, mas devemos nos perguntar,
    Cadê o AMOR AO PRÓXIMO? Apesar de sermos imperfeitos devemos nos esforçar em aplicar o amor ao próximo... Pois concerteza seremos bem sucedidos na nossa vida...

    Aluna: Victória Silva Farias
    Escola: IAE
    Série:2ano

    ResponderExcluir
  69. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  70. o negro ainda sofre muito preconceito nessa sociedade e nunca vai acabar esse preconceito,o preconceito vem desde a época da escravidão,a escravidão acabou mas o preconceito não.E sempre vai existir preconceito com negros,indignas,altos,baixos e etc.
    aluno:anailson Antonio da silva. 2c

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Mesmo que esse tipo de preconceito esteja um pouco disfarçado nos dias de hoje,ele ainda existe.Por exemplo,antigamente quando um negro ia buscar emprego,ele escutavam abertamente das empresas que não podia ser empregado simplesmente pelo fato de ser o que é.Hoje é diferente.Quando um negro recebe uma resposta negativa,geralmente ela é assim: "Infelizmente,você não se encaixa no perfil que a empresa está procurando".
    TODOS dizem que não são preconceituosos.Mas suas atitudes mostram o contrário.
    E baseando-se nas atitudes das pessoas,percebemos claramente que vivemos em uma sociedade extremamente preconceituosa,em uma sociedade ignorante.Porque a palavra "preconceito" deve ser lida assim "pré-conceito";ou seja,os preconceituosos dizem sua opinião a respeito de uma determinada coisa antes mesmo de conhece-la.Ora,como você vai falar de algo que não conhece e não entende?Você mostra que é uma pessoa ignorante quando é preconceituosa.Você fala do que não sabe.É bem verdade que a sociedade atual está tendo certos avanços,mas ainda há muito a se fazer.
    Aluna:Joyce Larissa Torres Silva 2°C

    ResponderExcluir
  73. sim a maioria das pessoas ñ aceita q um negro é uma pessoa igual a ele mesmo, então a porra do brasil tem varias coisas erradas e uma delas é o preconceito e varias outras pq muitas pessoas q estão no poder politico são pessoas q tem preconceito então (o brasil ñ tem leis compridas apenas escritas em uma folha de papel q ñ tem finalidade nem uma)
    ALUNO:HELI MACEDO MARQUES FILHO
    ESCOLA:IAE
    SERIE:2°ANO

    ResponderExcluir
  74. Ainda existe sim , está bem menos do que antes mais ainda não acabou!
    Tem pessoas que perdem muitas oportunidades pela cor da pele e isso é um absurdo , todo mundo é igual, deve ser tratado e ter as mesmas oportunidades independentemente da Cor da pele , esse tipo de preconceito tem que acabar!

    Aluna: Niviane Tavares , Nº:27 .
    Série: 2° "B" .

    ResponderExcluir
  75. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  76. Sim, o preconceito continua. Tal preconceito é tão idiota, tão ridículo que dispenso ter que falar sobre as pessoas que o tem. Pois no Brasil não há um só habitante que não tenho um pouco de sangue negro. Não há uma só cidade histórica que não tenha tido o brilhante trabalho desses brilhantes guerreiros. Não existiria Brasil sem eles, fortes, trabalhadores. A cor negra, hoje em dia não significa nada, á não ser a indicação de um pigmento mais forte na pele de um ser humano normal. Também é a indicação de umas das etnias mais fortes. Coitados dos preconceituosos, pobres e fracos intelectualmente, felizes eles seriam se fossem fortes como os negros.

    Ramire Lins Bezerra,
    Instituto Albert Einstein, 2º ano (E.M)

    ResponderExcluir
  77. Sim, o negro ainda sofre muito sim, mais não como antes, hoje alguns tem a sorte de ter um trabalho fixo, moradia, e etc ... mais ainda existe aquele estúpido preconceito, TODOS são iguais, cor nehuma revela o caratér de uma pessoa .

    Aline Daiana Da S. Barbosa
    Instituto Albert Einsten 1º Ano .

    ResponderExcluir
  78. O preconceito existe sim e em diversos ambitos da sociedade, nas piadinhas de humor negro, nas cotas raciais(que insistem em "mostrar" que negros são incapazes e precisam de ajuda).Também existe o preconceito de pessoas quando andam pelas ruas a noite que veem um negro vindo em sua direção e cortam volta por imaginar que possa se tratar de um bandido. A única diferença é que o preconceito está camuflado. Antigamente as pessoas assumiam com orgulho não gostar dos negros, atualmente se sentem envergonhadas e amedrontadas de demonstrar racismo e acabarem presas ou apanhando.

    Letícia Suzana França Torres
    Instituto Albert Einstein, 2º ano (E.M)

    ResponderExcluir
  79. De nenhua maneira as pessoas pararam de ser preconceituosas, principalmente quando se trata de cor.
    Pode não haver um preconceito tão claro como antigamente, já que agora existe uma lei.Mas o ser humano tem sim sempre um preconceito em relação a alguma pessoa só que disfaçado trancado para ninguem ver e tem também pessoas que mostram esse proconceito quando estão estresados.

    Renatha Evelyn L. Aragão
    Instituto Albert Einten , 9º ano

    ResponderExcluir
  80. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  81. O preconceito racial é um dos problemas mais falados ate hoje, e um dos crimes mais fortes. As leis q existem contra o preconceito racial parece que não fazem muito efeito, pois assim mesmo ele continua existindo. Isso é uma das coisas mais injustas que tem, julgar o outro apenas pela cor.
    Enã Milton Lins Bezerra
    Instituto Albert Einsten/ 9° ano

    ResponderExcluir
  82. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  83. Sim, porque a falta intolerância, ao invés de ter sido diminuida com o tempo vem se agrando cada vez mais, o preconceito tem muitas faces e muitas delas estão escondidas em pequenos atos e gestos, cabe nós mesmos mudarmos certos paradigmas.

    Ana Paula Gomes da Silva 3ª B
    Escola Estelita Timóteo

    ResponderExcluir
  84. - Sim, mesmo não sendo tão descaradamente hoje em dia – em razão da lei – , muitas pessoas ainda tem preconceito com os negros. Mas enfim, não há nada de tão anormal na cor da pele. Ela não influencia no caráter nem na personalidade de ninguém, é intolerância desnecessária e ridícula a das pessoas que tem esse preconceito com os negros. Mas vê-se que mesmo estando num século de conceitos tão avançados sobre tudo, ainda há pessoas com ideias antiquadas e preconceituosas sobre uma coisa que não devia influenciar no tratamento e no respeito de ninguém.

    Indira Aragão França.
    Instituto Albert Einstein - 9º ano

    ResponderExcluir
  85. Sim, desde antigamente negros eram vistos como pessoas insignificantes, como escravos e mesmo com o fim da escravidão eles são alvos de apelidos, piadinhas todos os tipos de descriminação racial. A maioria deles tem muita dificuldade para arranjar empregos, e em alguns casos até diplomas escolares ou de faculdades. Mais com filmes e relatos e os próprios revelam as pessoas vão percebendo cada vez mais que esse modo grosseiro de tratar negros não passa de uma falta de ética. Mas não são só negros que passam por essa descriminação racial, albinos também sofrem muito preconceito.

    Ana Melina de Lima Queiroz
    Instituto Albert Einstein - 9° ano

    ResponderExcluir
  86. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  87. Sim. No mercado de trabalho, nas escolas, nas faculdades, no futebol, no meio de consumismo q boa parte ao ver uma pessoa negra tem uma primeira impreção de trombadinha, de ladrão e fcam de olho pra não roubarem nada do seu negocio.
    Mas o que muita jente não sabe é que quando os negros foram alforriados eles não tinham condições algunha de se manterem, e tiveram que continuar trabalhando para os seu antigos donos, e depois de muito tempo quando conseguiram arrannjar algum sustento e poder enfim ser livre, a sociedade formadas por não negros já estava organizada a muitas decadas, e sua organização nunca foi montada para abrigar os negros que eles acreditavam que sempre seriam seus escravos. Então restou para os negros as arias logens das cidades e com isso o não asseço as escolas e a trabalho, formando então as conhecidas FAVELAS que hoje ainda são formadas por grande parte de negros que são mau vistos na população, por jovens que não tendo oportunidades se envouvem com drogas, viram tráficantes, roubam só confirmando o que o povo diz "que todo favelado é traficante é bandido.
    Então antes de julgarmos vamos lér um pouco de HISTÓRIA para entendermos que eles não tem como acompanhar uma sociedade que já estava formada e que nela não tinha espaço para negros, poís é só isso que eles querem, uma nova organização em que eles sejam exclusos e não excluídos

    ALUNA: ÉRICA MONIQUE SILVA
    SÉRIE: 3° "B"
    ESCOLA ESTELITA TIMÓTEO

    ResponderExcluir
  88. Sim, antes mesmo do mundo atual os negros eram considerados inferiores aos brancos por causa da COR da pele,e isso é mantido até o dia de hoje e com isso os negro acabam sofrendo preconceito com toda a sociedade, e só por causa da cor deles.

    Aluno: Lucas Renan Santana de Assunção
    Série: 2° E.M
    Escola: IAE

    ResponderExcluir
  89. E o que nos mais vemos em nosso dia a dia pessoas discriminando a outra pessoa por uma simples cor,isso e um absurdo,pois a cor nao e motivo para tanta umilhaçao.

    ResponderExcluir
  90. Sim, mesmo o racismo sendo crimo as pessoas continuam, umilhando, maltratandoe etc. O que vale é o que existe dentro de nós todos...


    Pedro Lucas Cabral da silva 9º IAE

    ResponderExcluir
  91. Sim. Apesar de ser crime o racismo ainda acontece, mais encubado mas acontece. Para mim isso é um problema até na criação das pessoas, porque costumes como desconfiar de um negro na rua ou dizer "é porque eu sou negro" quando alguma coisa dá errado, muitas vezes vem de casa. Eu acho que isso deve ser trabalhado antes de tudo em casa, porque é uma questão de educação, não dá pra impor que todos aceitem todos, mas o respeito deve existir, e não só com os negros. Enquanto ao papel das "autoridades" eu acho que deveriam gastar mais tempo punindo esse tipo de comportamento que criando cotas em Universidades e alimentando assim a desigualdade.

    Maria Júlia S. Alves
    2º ano IAE

    ResponderExcluir
  92. sim.ainda existem pessoas q tem racismo contra negros;acho q vivem na epoca da escravidao e´ ser ipocrita se diser q nao exite pois infelismente existe.kisses diga não ao preconceito.

    ResponderExcluir
  93. Hoje em dia as pesoas discriminam as outras por serem negras ou de uma religião diferente e classe social devemos acabar com isso


    Jorge Matheus da S. Xavier
    Instituto Albert Einstein
    9º ano

    ResponderExcluir
  94. Acho sim, o negro sofre muito preconceito, e vai continuar sofrendo, ate as pessoas criarem vergonha e notar que a cor de uma pessoa não diz tudo que ela é, e que essas pessoas querendo ou não, um negro também é gente e tem os mesmos direitos dos brancos.

    Maria Paula Vieira
    IAE
    1º ano do E. Médio

    ResponderExcluir
  95. SIM, AINDA NÃO ESTA TOTALMENTE ACABADO O PRECONCEITO CONTRA NEGROS, A DESIGUALDADE SOCIAL CONTRIBUI MUITO PARA ESSE FATO, QUESTÕES COMO POBREZA ,CRIMINALIDADE, TEM COMO OS NEGROS OS PRINCIPAIS PERSONAGENS. MAS ISSO NÃO TEM HAVER COM SUA PERSONALIDADE NEGRO É UM SER HUMANO E NÃO DEVE SOFRER PRECONCEITO POR SUA COR .

    ResponderExcluir
  96. Sim.Sofre porque ainda tem pessoas dezumanas que acham que a cor da pele influençia em alguma coisa.

    ResponderExcluir
  97. Sim, um grande exemplo são as cotas para estudantes negros em universidades publicas.
    Caio Fernandes Lira 2º ano EM, IAE

    ResponderExcluir
  98. Sim,pois tem muita gente Que ainda sofre preconceito pelo fato de ser diferente. Então tem muita gente que julga uma pessoa sem antes saber se ela é desse geito que a pessoa pensa
    Marianne Luiza Ferreira de Araujo (IAE) 8ª/9ºANO

    ResponderExcluir
  99. Com certeza, pois vemos uma grande luta com o preconceito hoje, lembro de uma reportagem que mostrava que em um anuncio de jornal tinha uma propaganda de emprego, para serviço domestico, mas com preferencia de cor "branca"... vemos o preconceito descaradamente! o pior é que uma pessoa ofendida com isso, só teve uma indenização por sofrer preconceito por buscar a justiça internacional... será que não temos preconceito no brasil? Eu acho que sim.

    Vinicius Lima
    I.A.E
    2º Ano

    ResponderExcluir
  100. Sim,O preconceito racial é uma forma de exclusão social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.
    Marcos Gutemberg Ferreira Araujo(IAE)8ª/9°ANO

    ResponderExcluir
  101. o preconceito racial é uma forma de exclusao social bastante comum no mundo, porém, pode-se observar que o Brasil, apesar de ser um país com população em sua maioria negra ou afro descendente, o racismo é uma prática muito freqüente, o que nos leva a pensar em qual seria o verdadeiro motivo para tamanha discriminação.

    Rosângela Soares barbosa

    Instituto Albert Einsten
    2°ano

    ResponderExcluir
  102. SIM O NEGRO INFELISMENTE SOFRE MUITO PRECONCEITO ACHO UM absurdo pois ja vivemos no seculo 21.MONICA CASSIA 2 ANO B.

    ResponderExcluir
  103. Sim, o racismo na sociedade tem causado uma certa insegurança com pessoas de cor, e no convivio social.Afinal, deus não faz destinção de raça, todos somos iguais aos olhos do mesmo.
    ÁQUILA ALESSANDRA 2 ANO A.

    ResponderExcluir
  104. Tenho para mim que não, pois, hoje em dia um dos homens mais poderosos do mundo é negro.

    Cecília Eugênia B. Queiroz Nº02
    IAE
    9º ano

    ResponderExcluir
  105. Existe preconceito racial, mesmo que estejamos numa era tão desenvolvida, mas em relação a alguns anos atrás vem diminuindo bastante, temos como exemplo o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

    Maria Clara Dantas
    IAE
    9 ano.

    ResponderExcluir
  106. Concerteza,a etinia negra é muito descriminada,isso vem de muito antes desde a escravidão por trabalharem sem remuneração e serem muito umilhados.Muitas pessoas pensam que os negros é somente isso,mas eles tem muitas qualidades e acho muito injusto o que fazem por ai negro também é gente e precisa de respeito em qualquer lugar,assim como nós precisamos!!!!!

    Maria natália nº23 2ºano"B"

    ResponderExcluir
  107. Esse é um dos crimes mais absurdos que eu acho. O preconceito racial hoje em dia vem atingindo muito os brasileiros, a realidade é bastante difícil para aqueles que tem a sua cor de pele negra, eu acho errado e aqueles que discriminam as pessoas devem ser punidos corretamente.

    ResponderExcluir
  108. Sim, algumas pessoas não sabem respeitar os outros, e fazem preconceito de cor usando de argumentos ridiculos e imbecis.

    RONILSON RODRIGUES 2 ANO A

    ResponderExcluir
  109. Sim, o negro ainda sofre muito preconceito na sociedade, pois em muitos lugares o nogro ainda é dado como inferior aos brancos, e ainda sofre muito em questão do desemprego, por que algumas pessoas ainda deixam de contratar um funcionário por que ele é negro para contratar outro porque é branco.

    ResponderExcluir
  110. Sim, Apesar de muitas pessoas lutarem contra o preconceito racial, ainda podemos perceber o preconceito dentro das pessoas e no Brasil. Podemos perceber muitos apelidos preconceituosos, até mesmo em grupos de amigos.Até hoje percebemos que muitas escolas particulares não têm muitos alunos negros, e os poucos que têm sofrem preconceito, muitas vezes, até em seu grupo de amigos. Muitas pessoas não têm nem idéia de o que é sofrer algum tipo de preconceito, por isso continuam dando apelidos, xingando, e sendo preconceituosos.Outro preconceito muito muito forte é que muitas lojas não aceitam como funcionários pessoas negras. este tipo de preconceito é muito forte, porque faz com que os negros se sintam inferiores, e faz com que se sintam burros e inúteis, mas isso não é verdade, pois somos todos iguais , e temos os mesmos direitos.De tudo que foi comentado podemos concluir que ainda existe preconceito racial no brasil, mas não podemos deixar que ele continue. Brancos, negros, azuis e amarelos, o mundo precisa da ajuda de todos para acabar com o preconceito.

    Gabrielle Cardoso Da Silva , Série: 2°C

    ResponderExcluir
  111. Concerteza,apesar de ser crime,ainda existe muito preconceito na sociedade brasileira.Não só racial mais também outros tipos de descriminaçãoç.Eu acho isso um absurdo.Ser diferente é normal, o que não é normal é as pessos pensarem que ser negro signfica ser inferior.
    Laryssa Karla da Silva Barbosa.
    2ano"B".
    Toritama,08 de agosto de 2011.

    ResponderExcluir
  112. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  113. Preconceito Racial
    Preconceito racial de uma forma geral é uma das atitudes mais cruéis que existem, é uma maneira estúpida de julgar uma pessoa pela cor da sua pele.
    Nós não podemos negar que muitas vezes achamos mais provável um bandido ser negro do que branco, mas isso não tem o menor fundamento, a cor de um individuo não muda seu caráter, não muda sua forma de pensar e não muda sua forma de agir, mas muitas vezes muda sua característica na sociedade, mesmo todos sabendo que preconceito nenhum é bem vindo em nossa sociedade, ele ainda tende a existir, quanto mais o racial que há muitos anos é um problema abordado em antigas cortes e até no tribunal. Já foi provado que negros e brancos, pardos e mestiços e todas as demais raças podem conviver juntos em plena harmonia, pois o que o branco faz o negro também é capaz de fazer, como por exemplo assumir cargos e funções que antes só era, estabelecidos somente por brancos, hoje já podemos ver vários negros bem sucedidos e essa é a prova.

    Rodrigo Morais
    1º Ano
    IAE

    ResponderExcluir
  114. Certamente o negro sofre preconceito na sociedade atual. Inúmeros são os exemplos e pesquisas que apontam para esse fato como: salários entre brancos e negros, ocupação de cargos de chefia, moradia entre outros . A lembrança escravocrata persiste em nosso seio, basta olhar até o governo tenta atenuar essa situação com o programas de cotas a exemplo. Parece que os ideais da Declaração Universal do Direitos do Homem ficaram só no papel ou pouco foram absorvidos pela nossa sociedade.
    KETILLY MOANE SILVA Nº 17 2ºB

    ResponderExcluir
  115. Sim porque os negros sofrem muito preconceito principalmente no Brasil porque as pessoas ainda descriminam pela cor
    Aluna:Luiza da Paz Nº30
    Serie:2º ano "A"

    ResponderExcluir
  116. sim, apesar de ser um crime, as pessoas deveriam ter um pouco mas de sentimento pois eu sei que isso machuca muito eles pois o preconceito nao e nada simples e quando acontessece isso o negro deveria denunciar so assim poderia ser que acabe esse preconceito com o negro.

    ALUNA:JANE KELLY MARTA DA SILVA 3ºB

    ResponderExcluir
  117. Sim,acredito mas mesmo sendo muitas vezes criticado eles tem,conquistado seu lugar e mostrado que a cor nao interfere nada.

    ALUNA:JESSICA KARINE 3ºB

    ResponderExcluir
  118. sim.acredito que independente da cor e do seus atos,criticar e insultar os negros.nao torna as pessoas nem melhores nem piores,e sim totalmente preconceituosa demais consigo e com o seu semelhante.

    RAIANE PAIXAO 3°B

    ResponderExcluir
  119. Claro que hoje em dia ainda existe esse preconceito contra os negros,afinal ainda chegam a sofrer ate o bullying e quase nao tem uma vida normal,por causa de sua simples cor.

    ALUNA:GIRLANE REGINA 3°B

    ResponderExcluir
  120. ainda há muito preconceito apesar de hoje em dia ter menos que no passado mais ainda há pessoas da mente muito pequena , e tão suja , que ligue mais pra a cor da pele do que o que há dentro do coração das pessoas. Thayron Nunes 8º Ano B

    ResponderExcluir